quarta-feira, 30 de julho de 2008

Pequim combate o smog banindo mais de 1,5 milhões de carros das ruas


As autoridades de Pequim, cidade que vai acolher os jogos olímpicos dia 08 de agosto, começaram desde o dia 23 de julho a aplicar uma medida para reduzir metade dos 3,3 milhões de carros diários das ruas da capital chinesa. O sistema assente no número das matrículas, acompanhado do reforço da vigilância e a ameaça de pesadas multas, espera reduzir em mais de 60% as emissões do tráfego automóvel.

Pequim é das cidades mais poluídas do mundo e o tráfego rodoviário sobe em 1.200 veículos por dia. Agosto é o pior mês para a concentração de smog, já que o clima torna-se húmido e reduzem-se os ventos.

Uma onda de poluição durante os jogos iria ser um retrocesso das relações públicas do governo e perante os olhos do mundo, o qual quer usar o evento para mostrar o desenvolvimento “harmonioso” da China.

Muitos atletas estão a treinar fora da cidade para evitar o smog, e o comité olímpico internacional avisou que pode adiar prova de endurance no exterior se a qualidade do ar for má.

8 comentários:

Anônimo disse...

Também, com dois bilhoes de habitantes! Eh carro pakas!
auahuahauahuaha

Fernanda Brito disse...

Gostei! Tema atual!! Cidade das Olimpiadas. bjs.

VII Homogenados disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Carvalho disse...

Achei legal isso tudo e tals, mas e depois das Olimpíadas? Seria bom que a decisão tomada pra época dos jogos continuasse, ajudaria e muito o planeta! :P (Consciência ambiental, gente!)

Aaah
falando nisso... Vocês viram o que Portugal fez?! Daqui a alguns anos o governo quer que todas as casas utilizem energia alternativa! País exemplo, hein? :)

Beeijos

Fernanda Brito disse...

Estou adorando os coment�riosssssssss!! Eta orgulho dos meus alunos. Bjs.

Fernanda Dutra disse...

Concordo com você Mila!
Mas o governo chinês tenta melhorar
isso...só que como Gabriel disse:
É muita gente pra um país desse!!

P.S. Portugal realmnte é um exemplo!! xD

Fernanda Brito disse...

O que penso?Infelizmente na maioria das vezes a preocupação com o Meio Ambiente vem não pela consciência de como ele é importante mas sim por interesses em outras áreas(econômica, saúde, esporte, etc) no caso de Pequim foi o esporte(Olimpíadas) mas a esperança é...que depois dela o governo local continue com as ações para que sua população seja beneficiada. Desejo que o Brasil não chegue a tal ponto e que os governos criem medidas para que ocorra o Desenvolvimento Sustentável.

E vcs sabem o que Desenvolovimento Sustentável?????(Vestibulandos não podem dizer que não heim? rsrsrs)

bjs.

Anônimo disse...

Queira Deus que o governo chinês continue tomando essas medidas depois das Olimpíadas!O que é meio difícil. A questão é ele não está fazendo isso só para tentar melhorar a situação da China, mas também para que os outros países que estão lá não "metam a bomba" a respeito do assunto! Porém, se essa foi uma das intenções dele, não adiantou muito, pois como pudemos ver em alguns jornais, uma parte dos atletas dos EUA usaram máscaras quando chegaram no aeroporto de Pequim, o que segundo eles era para se proteger, e isso não deixou de ser uma forma de denúncia!!