quarta-feira, 30 de julho de 2008

Smog Fotoquímico


A palavra smog é uma combinação de smoke e fog. O processo de formação do smog abrange centenas de reações diferentes envolvendo um número indeterminado de substâncias químicas, que ocorrem simultaneamente, de fato, as atmosferas urbanas têm sido definidas como “reatores químicos gigantescos”.

Os efeitos dos smogs

O smog fotoquímico, que se origina a partir dos óxidos de nitrogênio, em muitas cidades, é mais importante que o smog baseado no enxofre, particularmente as de grande população e densidade de veículos. Ele consiste de gases, como o ozônio, e de uma fase aquosa contendo compostos orgânicos e inorgânicos solúveis em água na forma de partículas suspensas. Em contraste com os “smogs de Londres”, que são de natureza química redutora devido ao dióxido de enxofre, os smogs fotoquímicos são oxidantes.
O próprio ozônio é um poluente atmosférico nocivo. Em contraste com produtos baseados em enxofre, seu efeito nas pessoas fortes e saudáveis é tão sério quanto naquelas que apresentam problemas respiratórios preexistentes. Experimentos realizados com pessoas voluntárias demonstraram que o ozônio produz irritação passageira do sistema respiratório, produzindo tosse, irritação da garganta e do nariz, respiração ofegante e dor no peito durante a respiração profunda. Assim, mesmo quando saudáveis, jovens apresentaram esses sintomas enquanto realizavam exercícios ao ar livre, como andar de bicicleta ou correr, durante os episódios de smog.

5 comentários:

Fernanda Brito disse...

Bom conteúdo! bjs.

Unknown disse...

Interessantíssimo Laiz, adorei o blog. Muito informativo, de escrita impecável, muito organizado e bem postado. Eu sou um estudante de Engenharia de alimentos e particularmente um amante da Quimica, especificamente a orgânica e suas milhares de combinações entre átomos de carbonos. Vale ressaltar que foi a partir da quimica Orgânica que se foi possível o surgimento da vida na terra através de algumas condições climáticas e ambientais, surgindo blocos construtores de moléculas organicas mais complexas que formaram seres altamente primitivos que em cerca de 300mi de anos evoluiriam a partir dessas macromoléculas, uma experiência altamente bem sucedida assim diria. Além de tudo a partir da quimica organica obtemos o álcool, gasolina, roupas, plásticos e inumeras coisas importantissimas através de polimeros e fracionados para o nosso cotidiano derivados da industria de petroleo, 'Sem a industria petroleira estariamos todos nus'. Enfim essa é ciência de fundamental importância tanto para compreensão da vida de alguns fenômenos da natureza e estudo dos metabolismos dos seres vivos, quanto para a nossa propria existência e conforto.

VII Homogenados disse...

Obrigada Viny! Fico feliz por ter deixado um pouco do seu conhecimento aqui! Bjos e volte sempre...

Fernanda Dutra disse...

Obrigada Vinicius por dar mais informações pra gente a respeito do assunto!

bjOs.

Flavinha disse...

Por que a combinação de smog fotoquímico e inversão térmica é perigosa?