A inversão térmica é um fenômeno meteorológico facilmente visto a olho nu nas grandes cidades como São Paulo ou Nova York, principalmente no inverno. É aquele facho de luz cinza alaranjado que divide o céu um pouco antes de anoitecer.
Para entender o fenômeno é preciso ter em mente o seguinte: o ar quente, menos denso e mais leve, tende a subir e o ar frio, mais denso e pesado, tende a descer.
Durante a maioria dos dias, o movimento do ar na atmosfera é vertical e linear. O ar quente, fruto da ação dos raios solares no solo, sobe para dar lugar ao ar frio. Nesse movimento, os poluentes, que são mais quentes e menos densos que o ar, sobem ainda mais e se dispersam.
Para que ocorra a inversão térmica é preciso alguns fatores específicos como baixa umidade do ar (comum nos invernos paulistanos, por exemplo). O fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, mas fica mais intenso nas épocas de noites longas, com baixas temperaturas e pouco vento.
Mas o que efetivamente acontece com a inversão térmica?
Quando chega o final da tarde de um dia de inverno em São Paulo, os raios solares tornam-se mais difusos e frágeis, assim o solo da cidade se resfria rapidamente. E conseqüentemente, o ar próximo do solo se resfria rapidamente. Aquele ar quente que ainda está na atmosfera continua a subir, mas o ar frio próximo ao solo, por ser mais denso e pesado, fica parado. Assim a temperatura cai ainda mais e os poluentes, que normalmente são "levados" pelo ar quente, acabam retidos na camada mais baixa da atmosfera.
Veja a ilustração abaixo para entender melhor.
4 comentários:
Loucura!
O homem é quem procura sarna pra se coçar. =Pp
Mais uma vez o homem tem culpa..
Parece que não aprende nunca!
Vê sempre em noticiários as consequências de seus atos ,mas parece que entra em um ouvido e sai por outro.
O incrível é que quem sofre somos nós mesmos,como foi mencionado no texto, que a inversão térmica causa danos á saúde.
Mas é quebrando a cara que se aprende,só espero que não seja tarde demais!
Pois é meninas, todos os problemas ambientais são causados pelo mal uso do poder do homem.. digo isso porque, se a sociedade não fosse tão consumista e o homem tão ganancioso, o mundo seria muito diferente!
Se a gente em 2008 já está sofrendo as conseqüências, imagine as nossas gerações vindoras !
Da tristeza só de pensar !
;(
A inversão térmica ocorre nos grandes centros urbanos devido a intensa industrialização,ela causa danos a saúde, como problemas respiratórios e mesmo assim o homem continua poluindo...
Valeuu.
Postar um comentário