sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Bafômetro: Dúvidas e curiosidades !



O Bafômetro (ou Etilômetro) é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. É um equipamento utilizado por policiais para checar o nível de álcool etílico presente no sangue de motoristas. Alguns aparelhos são programados a apitar caso a quantidade de álcool no sangue ultrapasse o limite estabelecido em lei.



Funcionamento- O motorista deve assoprar o bafômetro com força no canudinho, que conduzirá o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio.

O princípio de detecção do grau alcoólico está fundamentado na avaliação das mudanças das características elétricas de um sensor sob os efeitos provocados pelos resíduos do álcool etílico no hálito do indivíduo.

O sensor é um elemento formado por um material cuja condutividade elétrica é influenciada pelas substâncias químicas do ambiente que se aderem à sua superfície. Sua condutividade elétrica diminui quando a substância é o oxigênio e aumenta quando se trata de álcool. Entre as composições preferidas para formar o sensor destacam-se aquelas que utilizam polímeros condutores ou filmes de óxidos cerâmicos, como óxido de estanho (SnO2), depositados sobre um substrato isolante.

A correspondência entre a concentração de álcool no ambiente, medida em partes por milhão (ppm), e uma determinada condutividade elétrica é obtida mediante uma calibração prévia onde outros fatores, como o efeito da temperatura ambiente, o efeito da umidade relativa, regime de escoamento de ar etc., são rigorosamente avaliados.

A concentração de álcool no hálito das pessoas está relacionada com a quantidade de álcool presente no seu sangue dado o processo de troca que ocorre nos pulmões.

Químicamente falando - O álcool presente no "bafo", é convertido em ácido acético conforme mostra a reação abaixo:


Nesta reação o etanol é convertido a ácido acético e o cromo, na forma de íon cromato (amarelo alaranjado) é transformado em
Cr + 3 (coloração verde).

Quanto maior a concentração de álcool mais intensa é a coloração esverdeada obtida !!



Um comentário:

Fernanda Brito disse...

Esse texto também tá no blog Um Mergulho na química e lá deixei esse comentário.


Vocês conseguem identificar quantas informações sobre química tem nesse texto? Ano passado estudamos sobre PPM, estão lembrados? Que tal uma revisão? No vestibular soluções é um assunto muito cobrado. Leia sobre o assunto e poste aqui com suas palavras um resumo isso ajuda tanto em química como em redação.


Obs: Vamos tantar escrever sem copiar da net.bjs.
Professora orgulhosa
Fernanda Brito