sábado, 2 de agosto de 2008

Conquistas da engenharia química!


A sociedade moderna atual herdou mais de um século de importantes contribuições dadas pela engenharia química, desde que ela foi reconhecida como profissão por George Davis, em 1887. No Século 21, com a incorporação da biologia aos fundamentos da engenharia, importantes avanços deverão ocorrer em novas especializações capazes de encontrar novas soluções para o manuseio e fabricação de moléculas mais complexas, com ênfase nas propriedades dos materiais e melhor aproveitamento dos recursos naturais. São inúmeros os desafios da profissão de engenheiro químico. Os novos profissionais deverão ter capacidade de trabalho colaborativo, e empreendedorismo, além de contínua motivação, conhecimentos gerais e especializados, interdisciplinaridade, grandes habilidades de comunicação, e capacidade de contínuo aprendizado e realização de seus anseios pessoais.

Recentemente, o American Institute of Chemical Engineers (AIChE), compilou uma lista das “10 Maiores Conquistas da Engenharia Química” deste século. Entre os produtos envolvidos nesta lista, alguns se destacam por caracterizar o que entendemos como sociedade moderna, e constituem verdadeiros triunfos da humanidade como: os isótopos radioativos, os plásticos, artefatos biomédicos, medicamentos, fibras sintéticas, gases puros, conversores catalíticos, fertilizantes, produtos petroquímicos e a borracha sintética.


2 comentários:

Fernanda Brito disse...

Quem tá encantado com a Engº Química????? Essa semana irei passar os endereços do site para Raul por no site da escola. bjssssss.

Anônimo disse...

oi galera
gostei muito do trabalho q vcs fizeram!
mostra a realidade.
Bjs